31° Congresso Internacional de Prática Ortomolecular 2018Evento é referência mundial na área.

congresso

Entre os dias 15 e 17 de junho de 2018 a nutrologista Dra Nivea Chacur participou do 31º Congresso de Prática Ortomolecular realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Durante o evento foi possível discutir a ação da prática ortomolecular nos diversos casos clínicos desde as deficiências hormonais do homem jovem e maduro até o climatério e as limitações físicas e mentais do idoso, passando pelas cardiopatias e doenças cérebro-vasculares.

Entre os assuntos discutidos estiveram a Nutrição Esportiva e suas aplicações não só para atletas mas também para longevidade e otimização das funções metabólicas, sendo abordada ainda a prática da suplementação. Estiveram em pauta também suplementação vitamínico-mineral dentro da Terapia de Reposição Hormonal.

No tocante ao envelhecimento foi comentado a relação íntima entre a prática Ortomolecular e a Nutrologia Médica. Salientando que a alimentação nos fornece os nutrientes, mas que para o restabelecimento do estado de saúde ideal pode haver necessidade da complementação por via oral e até via endovenosa, utilizando fórmulas balanceadas de minerais e vitaminas.

Tivemos ainda dois assuntos fundamentais, o desequilíbrio da saúde e nutrição causado pelo estresse aliados à ação do cortisol e o papel da intervenção pré e probiótica na prevenção e tratamento de doenças.